VISITE O SITE DO PRÊMIO
HOMENAGEM HISTÓRICA EM NOITE DE GALA
   

Em noite memorável, no último dia 8 de dezembro, foi realizado o II Prêmio Paul Donovan Kigar de honra ao mérito por realizações de vida, a homenagem busca manter viva a memória de pessoas de caráter e conduta exemplares. Instituída em 2004 por Malcolm Forest, a premiação aconteceu na sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que teve seu auditório principal tomado por convidados, que assistiram à entrega de medalhas e diplomas, além de ouvirem emocionados os depoimentos e histórias sobre os homenageados.
Em 2005, o Prêmio Paul Donovan Kigar relembrou personalidades desde a área de esportes até a educação. Mas, independente do ramo de atividade, os homenageados foram relembrados não só pelos seus feitos profissionais mas por terem valorizado a ética e a dignidade, com expressiva atuação em ações de benemerência, solidariedade e melhoria da qualidade de vida.
A premiação foi julgada pela Comissão de Honra ao Mérito formada por intelectuais, jornalistas, advogados, representantes de entidades religiosas, ongs e do mundo corporativo, entre alguns deles. O produto dessa análise foi uma lista de oito nomes de pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a formação de uma sociedade melhor e mais justa. O evento teve a participação brilhante da Banda e Coral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. No final da solenidade o cantor Malcolm Forest interpretou a musica "Love me Tender". Após a música houve a projeção de um documentário sobre Santos-Dummont e uma confraternização.
Confira abaixo, portanto, os homenageados do Prêmio Paul Donovan Kigar em 2005,:



(1911-2001) Fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ajudou a criar o Hospital do Câncer e dedicou sua vida a crianças e adultos doentes, levando alegria, apoio e esperança. Pedro Paulo Trindade entregou o Prêmio à voluntária Zulma.


(1926 - 1996) Deficiente física desde os 20 anos de idade, fundadora da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes do Estado de São Paulo, onde atuou por 10 anos. Viajou por todo o Brasil, difundindo esperança e dando exemplo. Foi um testemunho vivo de inesgotável fonte da vida . Seu processo de beatificação pela Igreja Católica foi iniciado. Padre César Augusto dos Santos, vice-postulador da causa da canonização do Beato Padre José de Anchieta, entregou o Prêmio à Freira Conceição (irmã de dona Maria de Lourdes).


(confira o artigo escrito por Paul Donovan Kigar
Who Invented the Airplane? )
(1873 - 1932),Considerado o "pai da aviação", Alberto Santos Dumont é o maior inventor brasileiro, símbolo nacional e um dos que mais amou seu país e a humanidade. Inventor do helicóptero e criador do Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Malcolm Forest fez a entrega do Prêmio para Marcos Villares Filho, sobrinho bisneto do homenageado.
Júlio César Ribeiro de Sousa e os pioneiros do ar

Inventor do dirigível em 1881. O dr Luiz Carlos Bassalo Crispino, biógrafo e defensor dos méritos do homenageado, fez o elogio e apresentou dados interessantes sobre suas invenções e sua luta pela construção do primeiro balão dirigível..


(1875 - 1955) Jornalista, fundador de Voz de Diamantina e do Pão de Santo Antônio, aabrigo de idosos, pioneiro em Diamantina, Minas Gerais. Dedicou sua vida ao amparo da velhice desvalida e aos pobres. Um dos grandes humanistas de sua época , ecologista antes de seu tempo, aos 12 anos já pensava em sua obra. Considerava os pobres acima de sua família. Malcolm Forest entregou o Prêmio para Nilo Neves Filho, neto do homenageado.


(1923 - 2004) Voluntário benemérito da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Interessou-se pela Revolução Constitucionalista de 1932, reunindo um acervo de mais de 4 mil volumes. Fez doação desta biblioteca, a maior do mundo sobre o tema, ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, para criação do Memorial 32. O professor Nelly Candeias entregou o Prêmio à senhora Carbia Bourroul, viúva do homenageado.


(1913 - 2004) O "Diamante Negro". Um dos maiores futebolistas de todos os tempos. Detentor do recorde mundial de gols em jogo de Copa do Mundo. Criador da famosa "bicicleta". Figura humana notável . Melhor jogador do mundo dos anos 30 e 40 . Cinco campeonatos paulistas ao São Paulo F.C. em sete anos. 140 gols em 211 jogos . Artilheiro da Copa do Mundo em 38. Comentarista esportivo na TV de grande profissionalismo e simpatia. O doutor Odir Pereira, presidente do Instituto de Liderança do Brasil (ILB), entregou o Prêmio à senhora Albertina Pereira dos Santos, viúva do homenageado.


(1921 - 1997) ) Intelectual; para muitos, o maior educador do século XX. Educação como prática de liberdade. Excelente pai. Consultoria educacional em países pobres. Secretário de Educação do Munícipio de São Paulo, empenhou-se na atualização salárial docente. Doutor honoris causa por 27 universidades. O Padre César Augusto dos Santos entregou o Prêmio ao senhor Lutgardes Costa Freire, filho do homenageado.


(1894 - 1955) Escultor, destacado por suas obras em São Paulo, verdadeiros cartões postais da cidade, como o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera. Destaque como artista na Escola de Paris, décadas de 20 e 30. Elemento polarizador do Movimento Modernista Brasileiro. Destaque no cenário artístico de São Paulo nos anos 40 e 50. O doutor Jorge Landmann entregou o Prêmio à senhora Sandra Brecheret, filha do homenageado.


Mais informações pelo site do prêmio ou pelo telefone (11) 6952-7063

Sobre o Prêmio Paul Donovan Kigar:
Lançado em 2004 por Malcolm Forest, filho de Paul Donovan Kigar, é uma homenagem de honra ao mérito a homens e mulheres de qualquer nacionalidade ou crença religiosa por realizações de vida. A família ou a principal instituição do homenageado recebe um diploma em uma solenidade onde se faz uma breve resenha biográfica dos homenageados, ressaltando seus méritos e realizações. A premiação é anual, realizada em dezembro, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.Cobertura: Rede Vida de Televisão Net (canal 26), TVA (73), UHF SP (34), Rádio Trianon 740 AM São Paulo dia 28/12

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lista de Correspondências - Agradecimento

1- Jorge Henrique Dumont Dodsworth
2- Dom Antonio Maria Mucciolo (Arcebispo Emérito de Botucatu).
3- Antonio Henrique da Cunha Bueno
4- Sandra Brecheret
5- José Police Neto
6- Dr. Raymundo Y. Kenj
7- Marco Antonio Ramos de Almeida
8- David Feffer
9- Dom Paulo Evaristo Arns. (Arcebispo Emérito de São Paulo)
10- Vereador Roberto Trípoli
11- Lenice Santana Bacelar
12- Renan Calheiros (senador)

 

 

Copyright © 2004-2012 by Malcolm Forest - Todos os direitos reservados